A dengue é uma doença infecciosa aguda, cujo vírus é transmitido pela picada de mosquitos urbanos do gênero Aedes, parecido com o pernilongo. Segundo a Superintendência de Combate a Endemias (SUCEN) de São Paulo, qualquer pessoa pode contrair a dengue.
E por que algumas pessoas mesmo picadas pelo mosquito não adquirem a dengue?
Como foi visto, vírus e bactérias necessitam de meio favorável para se desenvolver. Nós vemos que as pessoas estão preocupadas em matar o mosquito, mas ninguém está preocupado com o seu meio, isto é, o alimento que ingere. Nossa alimentação é muito acidificante. Necessitamos do equilíbrio.
O que é uma alimentação acidificante?
O sangue do nosso organismo é formado de elementos que compõem nossa alimentação. Estes alimentos podem ser formadores de ácidos ou acidificantes e neutralizadores de ácidos ou alcalinizantes. A presença de substancias ácidas é normal, desde que não ultrapasse a capacidade de neutralização dessas substancias.
Recebi um e-mail falando da Própolis que é bom para evitar a dengue, que o inhame também é bom. Por que a própolis é bom? Porque o Inhame é bom?
A própolis é uma substância alcalinizante. O inhame é um alimento neutro..
A fruta ácida não é acidificante, mas se ela se encontra no estômago com carboidratos, doces ou massa, produz o ácido oxálico. Existe uma prática muito comum de colocar limão, manga, abacaxi, na comida, quando tem o arroz ou outro carboidrato, ali presente. Há uma produção de ácidos.
O leite produz intensamente o ácido lático quando chega ao estomago.
Ovo, carnes (peixe, frango, carnes vermelhas,), leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja, bebidas alcoólicas), produzem ácido úrico.
O chocolate tem o ácido esteárico.
Verduras como: acelga, berinjela, beterraba, espinafre e berinjela, o ácido oxálico.
O açúcar refinado e a farinha de trigo refinada além de acidificantes, são algumas das causas de baixa imunidade.
Então não podemos ingerir nada disso?
O que então vamos ingerir?
Não é bem assim: depende do merecimento do freguês: O excesso de ácidos no organismo, pode vir através da herança familiar, da alimentação e do funcionamento inadequado dos sistemas de eliminação do corpo humano. Pessoas que estão sempre gripadas, diabéticos, obesos, com doenças reumáticas, problemas cardíacos, pressão alta, prisão de ventre, retenção urinária, etc. Tudo é resultado de uma má alimentação. Estas pessoas necessitam de uma avaliação e com certeza de alimentos que proporcione um equilíbrio orgânico. Cada caso é um caso. Vamos falar de um modo geral.
O aumento de ácidos no organismo pode debilitar o sistema imunológico, pode promover infecções repetidas e persistentes nos órgãos mais prejudicados pelo acúmulo dessas substancias.
Para equilibrar, precisamos ingerir alimentos que alcalinizem. Devemos falar a população para ingerir frutas e verduras cruas, o açúcar das frutas, do mel da cana de açúcar, do mel de abelha. O estresse do dia a dia, o medo, a raiva, tudo isso debilita o Sistema imunológico. Precisamos cultivar o amor
Numa suspeita de dengue, ou numa gripe devemos ingerir alimentos como:
Nos 3 primeiros dias
Sumo de verdura crua (Rúcula, agrião, hortelã, repolho, couve, salsa, pepino, cenoura. Adicionar uma maçã.) Passado na centrífuga.
Caldo quente de cebola (muito importante até para passar a febre.).
Frutas ácidas e frutas doces (não misturar)
Saladas de verduras cruas
Mel de abelha
Melaço de cana
Iogurte
Fibras (farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de arroz, gérmen de trigo, linhaça).
A partir do 4° dia acrescentar:
Verduras cozidas: Cebola, alho, quiabo, maxixe, chuchu, abóbora, abobrinha, cenoura,
Leguminosas verdes (feijão verde, ervilha verde, vagem, etc.)
Sopa de verdura
Arroz de preferência o integral
Inhame
COMO INIMIGOS: Ovos e derivados, qualquer tipo, granja ou caipira, gema principalmente, mas a clara também.
Cereais Refinados (trigo, aveia, etc.,)
Açúcar refinado. Tudo que é feito com açúcar refinado (bolo, doces, tortas, sorvetes)
Chocolate e derivados
Leite e todos os derivados com exceção ao Iogurte
Leguminosas secas com destaque para a soja
OBS: Cuidado com as misturas como: fruta ácida, como o limão, laranja manga, etc., com carboidratos, como: arroz, inhame, fibras, mel, melado, aveia, etc. (Esta mistura produz ácido). Suco com Inhame e maçã, é ótimo, mas não pode colocar o limão.
É recomendado não misturar frutas doces com frutas ácidas.
Não ingerir arroz e inhame na mesma refeição. Produz gases
Apenas matar o mosquito não é suficiente. Precisamos cuidar do nosso meio.
O Equilíbrio orgânico, não virá de terceiros, sejam eles Médicos, Medicamentos ou Hospitais, mas antes do próprio esforço pessoal, através de um firme e decisivo QUERER buscando transformar hábitos nocivos, abandonando vícios perniciosos muitas vezes enraizados na nossa história de vida pessoal que muitas vezes impedem a condição de ser um indivíduo saudável.
Para que o QUERER seja bastante forte é necessário à compreensão ou o SABER do que precisamos transformar. Tomar consciência da razão do desequilíbrio, onde estamos violando as LEIS NATURAIS.
FONTE: https://cozinhasaudavel.wordpress.com/category/imunidade/